Conectado por
Rondônia, domingo, 26 de janeiro de 2025.

Sem categoria

História de 50 anos da HBO traduz triunfo da liberdade criativa

Compartilhe:
Lançada em novembro de 1972, com 375 assinantes, numa pequena cidade da Pensilvânia, a HBO gramou alguns anos até se tornar um negócio viável. Investindo em transmissões ao vivo de lutas de boxe, sucessos de Hollywood e documentários originais, foi aos poucos encontrando a sua cara e se diferenciando dos concorrentes.

Cinquenta anos depois, é possível dizer que a HBO é uma instituição cultural, com um impacto global sem precedentes no mercado de comunicação. A história do canal ajuda a compreender boa parte das transformações ocorridas na televisão nos últimos 50 anos.

Em 1996, já identificado como um canal sem concorrentes na TV paga, mas buscando convencer o espectador de que a sua programação era melhor também do que a exibida pelas grandes redes de TV, a HBO lançou um novo slogan, que resumia com presunção a sua originalidade: “It’s not TV” (“Não é TV”).

É justamente esse o título do livro que celebra o cinquentenário do canal, escrito pelos jornalistas Felix Gillette, da Bloomberg, e John Koblin, do The New York Times. Ainda que lançado num momento de muitas incertezas sobre o próprio futuro da HBO, é um presente para quem se interessa pela história da televisão.
Leia mais (04/05/2023 – 21h32)

Publicidade INSTALE O APP DA DJ90.COM.BR