Conectado por
Rondônia, sábado, 25 de janeiro de 2025.

Sem categoria

Um raciocínio torto

Compartilhe:
Antonio Prata escreveu um artigo um tanto provocativo no último domingo, simulando uma aula de literatura em que uma professora tentava, em vão, analisar o célebre “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade, com os alunos. Estes empacaram já no verso inicial, quando o poeta menciona um certo “anjo torto” que lhe teria vaticinado o destino de “ser gauche na vida”.

Na crônica de Prata, um aluno questiona o uso da imagem do “anjo”, influência clara da cultura ocidental cristã do colonizador opressor, enquanto outro se preocupa com o adjetivo “torto”, que lhe parece preconceituoso ou de viés “capacitista”. Um ainda mais finório, que sabe que “gauche” em francês quer dizer “esquerda”, indigna-se com a associação entre “ser de esquerda” e “ser torto” ? e por aí vai.

Ao que tudo indica, a professora, oriunda do remoto século 20, nem imaginaria levantar essas questões ao analisar o texto já consagrado. Aparentemente, Prata escolheu Drummond por ser este um dos poetas mais aclamados pela crítica e pelos leitores, um dos grandes do nosso cânone, o que nos leva a pensar que qualquer outro escritor da nossa tradição que fosse submetido ao crivo dessa sala de aula sairia igualmente chamuscado, se não destruído.
Leia mais (04/26/2023 – 19h00)

Publicidade INSTALE O APP DA DJ90.COM.BR