Conectado por
Rondônia, sábado, 01 de fevereiro de 2025.

Sem categoria

A palavra bolsonarismo sobreviverá?

Compartilhe:
Na última coluna, que antecedeu o primeiro turno das eleições, nosso tema foi a palavra “bolsonarista”, cujo significado parece extrapolar o de seguidor das ideias e da política de Jair Bolsonaro. O termo vem sendo usado de diferentes formas, inclusive como uma espécie de xingamento, que englobaria um conjunto de ideias negativas, ligadas basicamente a preconceito, ignorância e truculência. “Bolsonarismo”, no entanto, ao que tudo indica, segue rumo um pouco diverso.

O resultado da abertura das urnas, surpreendente para quem vinha acompanhando o movimento (ou a falta de movimento) das pesquisas, mostrou que Bolsonaro, mais uma vez, aglutinou os eleitores da direita, inclusive boa parte daqueles que apostariam na terceira via. A tese do “voto envergonhado”, que justificaria a discrepância em relação à pesquisa da véspera, explicaria o resultado favorável ao presidente.

Como citado no texto da semana passada, o professor Marcos Cintra, vice da candidata Soraya Thronicke, ao afirmar, em entrevista à coluna Painel S.A., que votaria em Bolsonaro no segundo turno, estabeleceu uma distinção entre “comportamento bolsonarista” e “pensamento bolsonarista”, que nos parece útil relembrar: “Frente à alternativa, eu acho que a visão bolsonarista combina mais com o meu modo de pensar do que o grupo do PT. Não com o meu modo de comportamento, mas de pensamento”.
Leia mais (10/08/2022 – 10h00)

Publicidade INSTALE O APP DA DJ90.COM.BR